Pular para o conteúdo principal

Finalmente, o diploma de equivalência existe, fortes emoções na reta final de 2015.

Vou contar como foi mais essa emocionante conquista, que tem ingredientes muito exóticos. Como principal deles destaco o "tempo" esse pois a prova a minha resiliência, que pra mim, em particular, considero minha habilidade principal.

Vamos aos fatos, depois de muito pesquisar sobre obter um diploma através de competências adquiridas reuni informações suficiente para dar entrada com um processo junto a SEEDUC, e em 2007 entrei com o processo confiante em fazer a prova em seis meses como já havia lido em uma portaria durante minha pesquisa.

Anteriormente havia orientado um amigo projetista (Floriano, gente muito boa) a entrar com o processo e o mesmo conseguiu fazer a prova e passar, sendo o primeiro profissional que conheci a conquistar o diploma de Técnico em Mecânica. 

Tive contato com a prova dele e pude avaliar que estava dentro das minhas competências e segui em frente aguardando minha chamada. Finalmente em 2010 fui convocado sabendo que teria 3 tentativas para a obtenção e fui confiante.

Dai veio a "surpresa", o nível da prova aumentou consideravelmente e fiquei por 3 pontos me deixando bastante frustrado, porem estava bastante ocupado, ministrando bastante aulas em muitas disciplinas e muitas "mudanças" estavam acontecendo em minha vida profissional. Me dediquei um pouco mais aos estudos, conclui minha pós graduação em 2014 e no mesmo ano fui convocado novamente para a avaliação da equivalência.

Estava confiante, preparado e apoiado pela minha luz de sempre Barbara Sales (minha esposa), fui em mais uma batalha para finalmente conquistar o diploma. 

Fiz minha prova com bastante calma, avaliei bem minhas respostas, e em tempo moderado conclui e entreguei confiante. Ao chegar em casa conferi as pontuações e acertei 43 questões de 60, bastando acertar 30 para a aprovação.

No resultado final fiquei em quinto lugar, me deixando feliz por ter feito o meu melhor, faltava enfim estar com o diploma em mãos.

2015 foi o ano da "paciência", muitos e-mails, telefonemas, aguardando uma solução para a confecção do diploma que foi afetada pela crise atual e paralisação dos governos, uma lastima, mas felizmente havia pessoas se dedicando para sanar esse problema, o heróis da secretaria da ETVM, obrigado Marcos e Leonardo, vocês foram guerreiros.

Concluo então que a equivalência profissional não foi uma lenda, ela existe e conquistei finalmente o diploma que tanto sonhei ao longo desses 8 anos de lutas e conquistas, agradeço principalmente a Deus por permitir cumprir mais esse desafio permitindo dar mais um passo em minha vida profissional.


Segue a foto comemorativa que minha adorável esposa fez na Faetec ETVM, aproveito para desejar a todos os leitores e amigos boas festas e um feliz 2016 para todos!


Conquista de mais um título, Técnico em Mecânica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TECNÓLOGOS INVENTAM UNIDADE PORTÁTIL ESTERILIZADORA PARA ENFRENTAR O COVID-19

Os tecnólogos R.S Nascimento e Renato Saldanha com a colaboração do prof Fernando Gomes estão desenvolvendo um projeto de código aberto para o enfrentamento ao Covid-19, dois protótipos de unidade esterilizadora uma com lâmpadas tipo UV e UVB e outra solar. Segundo a revista Exame “Em um intervalo de poucas semanas, comprar um simples lote de máscaras para um hospital no Brasil virou operação de guerra. O mesmo vale para respiradores, álcool em gel, luvas e outros itens essenciais para a operação diária na linha de frente contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus ”.  Em entrevista, Keith Alverson, diretor do Centro Internacional de Tecnologia Ambiental (IETC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em Osaka, no Japão, fala sobre o Compêndio de Tecnologias para o Tratamento e a Destruição de Resíduos de Saúde .   A preocupação com os resíduos hospitalares não ficou de fora do nosso radar em tempos de covid-19, os hospitais são grandes...

USO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA WEB E SOFTWARES EDUCACIONAIS

Caros leitores, após a conclusão da Pós-graduação em Saberes e Práticas em Química resolvi compartilhar o fruto desse projeto chamado TCC, ou seja, trabalho de conclusão de curso, que foi aceito como parte obrigatória para titulação supracitada na Faculdade AVM (Faculdades integradas). USO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA WEB E SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA AVALIAÇÃO, MELHORAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DA QUÍMICA. Serão objetos desse trabalho os seguintes recursos: (i) uso de ferramentas sócio educativas de produtividade escolar, (ii) uso da nuvem para compartilhar pastas com conteúdos para os alunos, (iii) associação de trabalhos em sala com conteúdos digitais compartilhados, (iv) avaliação quantitativa e qualitativa mesclando ambientes virtuais e a sala de aula, (v) uso de laboratórios de química virtuais de simulação. Resolvi formatá-la em revista digital para tornar a leitura agradável e poder contribuir para a formação de opiniões e praticas de modo susten...

Listas de vídeos e aulas virtuais

Caros leitores vamos disponibilizar alguns vídeos úteis para auxilio a pesquisa acadêmica. Para facilitar a procura dos videos preparamos algumas playlist exclusivas (série de videos com temas em comum), evitando acúmulo de videos na página. Acompanhe e tire suas dúvidas. UPE unidade portátil esterilizadora, uso em equipamento de proteção individual (EPI)  NOSSO CANAL    PESQUISA              A ARTE DO ARTIGO CIENTÍFICO DIAGRAMAÇÃO